quinta-feira, 30 de junho de 2011

Abaixo da cerração!

Novamente indo prá Gramado e Região Serrana Gaúcha. Adoro!  Pegamos chuva na ida e a meteorologia já avisava  que haveria chuva e muita neblina.
Bem, nunca havia ido á Gramado nesta época do ano, então colocamos roupas quentes na mala e só uma camiseta, que ficou no mesmo lugar até chegarmos de volta á Curitiba!
Chegamos a Gramado á noite e como quase sempre tem neblina neste período do dia, não houve muita surpresa!
Na manhã seguinte, feriado, dormimos um pouco mais, para descansar da viagem e aproveitar melhor nossa estadia.
Ali pelas 11 hrs, saímos.  E aí começamos nossa aventura na neblina! Onze e trinta da manhã e a cerração estava baixíssima, 8°C de temperatura e o centro da cidade cheio de gente curtindo o frio. E assim, abaixo de cerração (ás vezes era tão forte, que vinha em forma de chuva fina) e de muito frio passamos o primeiro dia em Gramado.
No dia seguinte, fomos até Caxias, mas parecíamos uns peixes fora d’água, meu marido conhecia pouco a cidade e a cerração não ajudou nada, só atrapalhou! Não enxergávamos um palmo á frente e para achar o varejo da Tramontina foi bem complicado, pois também estava coberto de cerração.
Dali voltamos, pois ficou muito difícil achar algo em Caxias com toda aquela nebulosidade.
Em Gramado a temperatura já chegava a 4°C. Mais frio e por sorte lá eles utilizam uma calefação maravilhosa! Chegamos no ap e o senhorio já havia ligado a da posada. Quentinho! Quem queria sair á noite????  Na verdade, só não saímos porque o carro estava estacionado na grama (Que idéia!) e começou a derrapar! Deixamos pro dia seguinte e aí tomei esta sopa no pão deliciosa!! e bem quentinha!
 No dia seguinte, o destino foi São Francisco de Paula, uma cidadezinha muito simpática, incrustada no meio da serra e que neva todo ano. A temperatura estava propícia e a esperança era grande. Mas em vez de neve, vimos gelo, que levantou uma cortininha gelada nas janelas do carro. É, não foi desta vez  que vimos neve!
Em Canela, a temperatura caiu para 2°C e o frio aumentou, a sensação era de temperatura negativa, que foi o que vimos no dia seguinte, quando pegamos a estrada. Ao passarmos pelo centro de Canela, o relógio marcava -2°C, ás 08:20 da manhã.
 Pegamos a Rota do Sol, e voltamos pelo litoral. Chegamos a Curitiba e a temperatura estava nos  6°C.  Não me lembro de um dia ter pegado um frio tão lindo e um feriado tão gelado! Só sei que valeu!!!!