segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Verona

Depois de todo o estresse em Veneza, felizmente aqui tudo correu tranquilamente, mas a chuva continuou persistente, fazendo dupla com o frio.


A cidade é muito bonita com suas praças, feiras e monumentos. Tudo se resume na história de Romeu e Julieta, tal qual se vê nos filmes e postais. E foi ai um dos dias mais divertidos da nossa viagem.
Começando pela casa do Romeu ...

"Diz a lenda" que quem quiser casar deve bater na porta desta casa e se a porta abrir o pedido será atendido. As meninas não perderam tempo e meu marido e eu resolvemos reforçar o pedido. Mas não foi desta vez eheheheheheh!
Parecíamos crianças!
Aí chegou a vez da casa da Julieta, que por sinal, estava lotada!


Tudo mundo querendo visitar a casa, colocar no portão o cadeado de amor eterno, ou simplesmente passar a mão na estátua da Julieta. 



Depois de nos divertirmos muito com Romeu e Julieta, pegamos  a rodovia para Milão, onde faremos nossa central para visitarmos Monza, Lago de Como e na Suiça, Lugano e San Bernardino.





Dica: para visitar Verona você não precisa de um dia inteiro, a não ser que você queira ir ás compras nas feirinhas e entrar em todas as ruelas, que por sinal, são bem interessantes e lindas!

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Veneza e o estresse para alugar carro ...

Saímos na metade da tarde de Roma com destino a Veneza, de trem, cujo percurso foi feito em 3 hrs e meia. Os trens da Trenitalia são velozes e confortáveis. Chegamos a Veneza com muita chuva, nos instalamos no hotel e saímos para jantar. No dia seguinte nos dirigimos para a Praça São Marcos e fomos visitar a Basílica (em 2009, não conseguimos entrar!) Havia uma passarela para entrar e nos foi explicado que o grande canal transbordou a noite e que a água entrou na praça, mas que já estava sendo esgotada, tanto que quando saímos da Basília não havia mais  passarelas. Ficamos umas 2 horas horas admirando tanta beleza!
A Basílica estava em reforma no seu exterior.

Dá para ficar horas admirando suas pinturas e a beleza interior.
E na Basílica mesmo, o pessoal resolveu tirar foto com os cavalos roubados por Napoleão e depois devolvidos. Veja a história deles aqui.
Fomos andar por Veneza... De barco até ponte Rialta.

Antes de chegar na Ponte, eis que me vejo no meio de uma feirinha de lembranças e de coisas lindas! Quem não gosta de passar por aqui?

Depois de muito bater perna, pegamos o barco para o hotel, para nos prepararmos para a próxima etapa da viagem ...


Pegamos o trem até a estação Mestra, de Veneza, onde iriamos pegar os carros, já reservados, para dali seguirmos para Verona.Quando chegamos na locadora (Hertz), pronto, a confusão estava feita! E os carros já estavam pagos ... Tenta daqui, tenta dali e o cara estava irredutível e não nos dava saída. Liga para a Matriz da locadora, liga para o Brasil e nada. E nós pensando numa solução! Enquanto isto fomos pro McDonald comer alguma coisa para ver se conseguíamos uma luz. E eis que apareceu: meu marido e meu filho nos deixaram ali, com as malas enormes, e foram até a filial da Hertz no aeroporto de Veneza, onde foi tudo esclarecido e conseguimos pegar os 2 carros! A locadora que me perdoe, mas com aquele funcionário na Estação Mestra nunca mais!
Partimos para Verona com quase 3 horas de atraso! Infelizmente, estes contratempos fazem parte da aventura, eheheheheheheh! (na hora a gente quer é chorar mesmo!)






DICA: Para alugar carro na Europa, leve, além do Cartão Pré pago, um cartão de crédito do Brasil (ou do país que você vive), pois na hora de acertar o restante do aluguel e o seguro, eles exigem um cartão da pessoa que reservou o carro.


domingo, 16 de fevereiro de 2014

Enfim, Roma.


Chegamos em Roma na hora certa, mas novamente a "bendita" sinalização do aeroporto deu confusão. Acabamos no terminal 1 e as malas no terminal 3. Meu filho, que jogava futsal na Itália, minha nora e minha filha caçula que foram pra lá uns 15 dias antes de nós,  esperavam na saída dos terminais. Foi nossa sorte, senão a confusão com as malas teria sido maior! Resolvido tudo, alugamos 2 carros lá mesmo no aeroporto (prá 7 pessoas, 7 malas enormes e mais bagagem de mão, nem uma van resolvia! eheheheh) e fomos para o apartamento alugado, abaixo de chuva, que não cessava um segundo.
Eu já havia estado em Roma em 2009, mas a locomoção era de trem, metrô ou a pé mesmo. Não havia visto a enormidade da cidade! Ruas largas e viadutos, trânsito intenso, ruelas, de asfalto e paralelepípedos, enfim, uma cidade onde se vê construções da idade A.C. e D.C., idade média, contemporânea e modernidade, todas ali convivendo. 
A primeira atração visitada foi a Basílica de São Pedro. Sem palavra: belíssima!



No fundo, a Pietá, de Michelangelo. Quase impossível chegar mais perto.



Uma enorme árvore de Natal enfeitava o centro do praça da Basílica e a chuva forte e o frio não desanimaram os milhares de  peregrinos que lá estavam!
Para visitar a Basílica de São Pedro como o Museu do Vaticano , filas enormes de visitantes.
No dia seguinte a chuva deu uma trégua e o sol apareceu. Foi a vez do Coliseu, Fontana de Trevi, Piazza Venezia, Castelo Sant'Angelo, Pantheon, etc ..
Fontana de Trevi
Coliseu, parte lateral.
Coliseu, encapado para reforma na sua maior parte da frente.

Castelo Sant'Angelo
Piazza Venezia e o Monumento a Vittorio Emanuele II,  primeiro rei da Itália
Este seria o nosso último dia em Roma, então vamos em frente, mesmo cansados.
Palácio da Justiça
Rio Tibre
Na noite de Ano Novo as comemorações seriam ao lado do Coliseu, nas ruínas do Circus Máximus. A contagem regressiva foi mesmo no Coliseu.

 Para encerrar nossa visita a esta cidade que conta tanto a história da humanidade, a missa do Papa no Vaticano, dia 1° de janeiro estava assim:


E aqui a família reunida:

E de Roma, nossa próxima parada será Veneza.
Até o próximo post !






Nota: Citei 7 pessoas porque foi conosco uma amiga das meninas.
















sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Iniciando as férias na Europa

Uma férias inesquecível é aquela que passamos com a família e em lugares maravilhosos. E em  novembro de 2013 resolvemos que nós passaríamos o Ano Novo em Roma. O roteiro feito pelo meu filho foi espetacular!
Nosso roteiro foi este:
3 dias em Roma
1 dia em Veneza
1 dia em Verona
3 dias em Milão, com opção de Como, Lugano(Suiça) e São Bernardino(Suiça)
3 dias em Barcelona
2 dias em Valência
3 dias em Madri
4 dias em Paris.
Falarei sobre todas as paradas nos próximos posts.
E dia 28/12/2013 embarcamos em Curitiba com destino a Roma. Viajamos pela Ibéria, empresa aérea espanhola. A principio, discordo de muita coisa que falaram da empresa. Os aviões são antigos mas muito bem conservados. Na poltrona encontrei um travesseiro e um cobertor (ufa! um cobertor! perdi meu casaco de agasalho no Aeroporto de Guarulhos! Como? não sei, perdi!
Saímos de Guarulhos abaixo de chuva, mas um calor insuportável, no entanto preparados para o inverno rigoroso na Europa ... Servida a janta, que eu adorei, apagadas as luzes virei pro canto e ... zzzzzzzzzzzzzz ! Só acordei quando os comissários já estavam servindo o café matinal. Logo estaríamos no Aeroporto de Barajas, em Madrid. Um aeroporto enorme que para chegar no terminal do voo para Roma tivemos que pegar um mini metrô.

Aeroporto de Barajas, Madrid, Espanha

Aeroporto de Barajas, Madrid, Espanha


Dica para quem chegar pela 1ª vez em Barajas: Fique bem atento e tente entender ao máximo a sinalização para os terminais. Se encontrar alguém que possa informar, se informe. Eu, em particular, achei bem complicada e diferente estas sinalizações. Bem diferente dos nossos no Brasil.