domingo, 16 de junho de 2013

Desbravando o interior do Paraná

Depois de um ano sem postar estou de volta contando minhas aventuras (dá pra chamar assim??) e mostrando o que estou conhecendo e aprendendo.
Minha filha foi madrinha do casamento de um amigo de faculdade e para não ir sózinha de carro resolvemos acompanhá-la. De ônibus era complicado e avião, a cidade mais próxima era Londrina que fica a + ou - 300 km de Nova Cantu, que era o nosso destino. E como era feriado, lá fomos nós enfrentar os 450 km, distancia aproximada entre Curitiba e Nova Cantu.
Acostumada com Curitiba, Foz do Iguaçu, Blumenau, Bal. Camboriú, etc. (destinos mais frequentes), começamos a jornada com um movimento enorme até Guarapuava. Daí o movimento diminuiu um pouco, mas ainda era grande o número de carros que se dirigiam para Iretama, onde fica o resort Águas de Jurema. Depois daí, já no meio da tarde, foi mais tranquilo. Mais 120 km e estaríamos em Nova Cantu.
Chegando lá fomos direto para a casa onde deixaria minha filha. Um pessoal animado e acolhedor  e pelo jeito a festa do casamento iria virar a noite, como de fato aconteceu.
Deixamos a filha em Nova Cantu (o casal aqui não foi ao casamento) e fomos para o hotel em Roncador, cidade mais próxima. E sem ter o que fazer, saímos pela cidade, que conta com aproximadamente 7000 habitantes na região urbana. E neste fim de dia, comemos churrasquinho de "gato" (eheheheheheh! de frango, porco ou boi mesmo!) escutando o som altíssimo de música sertaneja vindo de um rádio de um carro estacionado no posto de gasolina. Ali por 20:30 hr.  fomos atrás de uma lanchonete (gente de cidade grande é boba mesmo!)  e pedimos um café com leite e um sanduíche. Tudo muito simples, mas muito bom!
Centro de Nova Cantu (esta retirei da Net)
Nova Cantu fica numa região rural e tudo gira em torno de plantações de trigo, milho e um pouco de café. Muito diferente do que estou acostumada, as paisagens são verdes (plantações...) e de um marrom escuro, quando a terra está sendo preparada para a cultura.

Em vez de carros, caminhões, etc... tratores e homens trabalhando para arar a terra.
E paisagens no cair da tarde que pouco se vê nas grandes cidades!
Um povo simpático, prestativo, que me proporcionou aqueles momentos  paz e muita tranquilidade!
... E assim vou conhecendo novos lugares e aprendendo muito! Sejam lugares grandes ou pequenos, famosos ou não, longe ou perto, vou anotando a diversidade que existe neste mundo afora!

Um comentário:

Allan Robert P. J. disse...

Como esse mundo é grande e variado, não?

:)