segunda-feira, 7 de março de 2011

Chuvisco, carnaval e barreado

Com uma preguiça danada de levantar da cama fui até a janela e vi o tempo nublado e , mais que depressa, voltei pra baixo das cobertas. Frio, chuva, domingo de carnaval, cidade vazia ....  De repente alguém perguntou se queriamos ir comer um barreado em Morretes. Nossa, nunca ninguém levantou e se arrumou tão depressa! ehehehe, era um programa e tanto, fazia tempo que eu não ia até Morretes, onde chegamos por volta de 13:00 horas.
Ao entrarmos na parte mais antiga onde estão localizados os diversos restaurantes que servem o barreado, nos deparamos com uma cidade cheia de gente que teve a mesma idéia que nós! Fila em todos os lugares! a solução era mesmo esperar.
Passados uns trinta minutos, conseguimos uma mesa num restaurante á beira do Rio Nhundiaquara. Que delícia! O pessoal estava mesmo morrendo de fome e tudo estava muito delicioso!!
Só sobrou o fundo da tijela!!!
Após o almoço subimos para Curitiba pela Estrada da Graciosa, que estava lindissima, mesmo com o tempo nublado em alguns trechos, e em outro, com chuva!
E agora... tã, tã,tã, tããããããã~.............. a receita do Barreado!

Barreado de Morretes - PR

Rendimento: 20 pessoas
Precisa: 1 caldeirão grande de barro

Ingredientes:
  • 3k de coxão duro cortados em cubos de 6cm,
  • 200g de bacon em tiras finas,
  • 3 cebolas médias,
  • 1 copo americano de vinagre de vinho tinto,
  • 1 copo americano de óleo de soja,
  • 8 dentes de alho cortados ao meio,
  • 8 tomates sem sementes,
  • 1 maço de cebolinha 
  • 1 maço de salsinha picadas,
  • cominho em pó,
  • 2 colheres de sopa rasa de sal,
  • 4 copos americanos de água,
  • 3 folhas de louro.
Atenção: Copo americano: 160ml.

Faz Assim: Forre o fundo do caldeirão de barro com o bacon. Coloque uma camada da carne em cubos, um punhado de cebola, um de salsinha e um de cebolinha. Polvilhe o cominho e um pouco de alho. Vá fazendo as camadas, carne, cebola, cebolinha, salsinha, cominho e alho. Dá umas 3 a 4 camadas de cada dependendo do diâmetro da panela. Bata no liquidificador o tomate com a água e coe. Misture o vinagre, o óleo e o sal e jogue por cima das camadas no caldeirão. Coloque por cima as folhas de louro e tampe a panela. Faça uma pasta grossa com farinha de mandioca e água e vá vedando a tampa com cuidado. Vá alisando bem com a mão úmida para que fique bem vedada a tampa para garantir que não saia vapor. Cozinhe em cima de uma chapa ou em fogão a lenha (nunca na chama direta), por, no mínimo, 12 horas em fogo baixo. Após cozido, use uma faca de ponta fina para ir abrindo a massa que veda a tampa e tente não destruir a crosta de farinha. Se durante o cozimento houver escape de ar, vá vedando os buraquinhos com a pasta de farinha que sobrou.

Como comer: Coloque num prato fundo farinha de mandioca de boa qualidade, o barreado por cima e uma fatia de banana da terra grelhada em manteiga de garrafa por cima de tudo. É MARAVILHOSO!!! Vale a pena!!

Receita original: pesquisada por Mara Salles referente a autêntica receita do Barreado de Morretes-PR

Um comentário:

Tays Rocha disse...

Amiga, que delícia de passeio, eu também adoro barreado, sempre que podemos vamos até lá, verão passado antes de estar grávida, desci o rio de bóia... heheheheh. Beijocas ♥