quarta-feira, 12 de março de 2014

Suíça : San Bernardino e Lugano e depois Milão

São Bernardino fica a mais ou menos 2 horas de Milão. É uma estação de esqui, bem no alto dos Alpes.
Aqui vale ressaltar que deixamos Lugano para a volta.
Parece que o tempo se divide na fronteira! A chuva parou assim que a atravessamos e o sol deu o ar de sua graça. Tempo propício para nevar !! Da estrada já víamos os Alpes coberto de neve, exuberante! 
A estrada estava limpa e quanto mais nos aproximávamos do alto das montanhas, mais neve.. Agora já estávamos rodando no que restava do asfalto. Não conseguimos chegar na estação de esqui, cuja entrada principal, agora era dentro da cidade. Estacionamos o carro e ficamos ali mesmo, na antiga entrada. Brincamos bastante com a neve e até fomos "bombardeados" pelas máquinas que limpam a neve das estradas.




Fomos até uma cantina, no posto de combustível, e ali tomamos um café bem quente, pois a temperatura estava caindo, e já perto dos 2°.
Quando voltamos para fora, para pegar novamente a estrada, nosso carro estava congelando, e já havia uma grande fila de carros descendo a montanha.



Aí descobrimos que a rala neve que sobrara no asfalto estava congelando e o perigo de deslizar no asfalto estava se tornando eminente (estávamos sem as correntes nos pneus do carro!) E descemos até Lugano rodeados de neve.
Lugano, sempre linda e charmosa, a beira de um lago também formado pelas águas das geleiras. Uma cidade calma e simplesmente maravilhosa. Andamos por umas 2 horas, tomamos outro café e comemos sanduíches.. Nesta época do ano, o sol e a neve dão um colorido todo especial na cidade.




Retornamos a Milão no final da tarde, onde, no dia seguinte fomos passear pela cidade. Felizmente a chuva cessou e pudemos visitar a Basílica do Duomo Trabalhador, linda pela sua arquitetura e seus vitrais.



Atrás da Basílica, imensas galerias com lojas famosas, onde tudo estava com descontos de 50 a 70% e com as meninas (e mais um mundo de gente!) entrando e saindo das lojas, passamos a tarde ali.



Neste dia fomos dormir mais cedo, pois no dia seguinte pegaríamos o avião cedo para Barcelona, na Espanha.





Dica: (1) Ao alugar um carro quando for para algum lugar que neva muito, não esqueça de verificar se tem corrente para os pneus. Nós tínhamos, mas como nosso passeio foi curto, não houve necessidade. Assim mesmo, no caso de necessidade, teríamos que pedir ajuda!
Dica: (2) Nesta época do ano é tudo bem mais barato, mesmo sendo em Euros. Vale a pena!


Nenhum comentário: